Em virtude do crescente número de casos suspeitos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, está realizando durante toda essa semana mutirões de combate à dengue em bairros em que o índice de infestação do mosquito transmissor da doença é alarmante.
As ações estão sendo desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Durante as visitas as residências, estão sendo repassadas orientações quanto aos modos de prevenção e riscos da doença, além do recolhimento de materiais que podem acumular água e causar consequentemente a proliferação do aedes aegypti.
Nos últimos meses, a Secretaria de Saúde intensificou a campanha de combate à dengue. Em fevereiro, em parceria com a 14ª Dires, o órgão realizou o bloqueio de áreas em que foram notificados casos suspeitos de dengue. O trabalho foi executado com um pulverizador costal, que tem o poder de atrair o mosquito transmissor para próximo da máquina e depois eliminá-lo.
De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Adriana Alves, o objetivo do mutirão é passar uma mensagem mais direta à população na busca de promover a mudança de comportamento e a eliminação de criadouros e larvas instalados nos bairros do município.
A secretária de saúde, Lourencia Fonseca (Tia Ló) afirma que o Governo Municipal não tem medido esforços e buscado as parcerias necessárias para diminuir os casos suspeitos de dengue em Itambé, porém ela pede para a população reforçar os cuidados. “O combate a dengue é dever de todos e depende de ações simples como colocar areia nos pratinhos de plantas, manter os tanques bem fechados, por exemplo”.
A dengue é transmitida através da picada do mosquito aedes aegypt. A forma mais grave da doença pode levar o individuo infectado a morte. Seus principais sinais são: febre alta, falta de apetite, dores musculares, fraqueza e manchas vermelhas na pele. Ao surgir estes sintomas, a pessoa contaminada deve evitar tomar medicamento por conta própria e dirigir-se imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.
Ascom Itambé
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários postados serão moderados pelo blog.