quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Anatel: se operadora derrubar ligação, nova chamada deve ser gratuita


Quando você está no meio de uma ligação no celular e ela cai, você precisa rediscar e pagar pela nova chamada. A Anatel quer mudar isso: se a ligação cair e você rediscar em até dois minutos, ela será de graça. A nova medida, se aprovada, será universal: valerá para todos os planos de celular – pré, pós, por minuto, por chamada – e para todas as operadoras.

A nova regra determina que chamadas celular-fixo e celular-celular, se interrompidas por causa da operadora, poderão ser refeitas de graça em até dois minutos. A Anatel deve votar a medida ainda esta semana; depois, ela entrará em consulta pública por 15 dias. Depois que a Anatel descobriu “indícios” de que as chamadas da TIM têm queda acima da meta (estipulada pela agência), decidiu-se criar uma solução para manter a qualidade do serviço no Brasil. O objetivo da agência é proteger os clientes de planos que cobram por ligação.

Bem, se uma ligação cai por causa da operadora, é razoável pedir que a própria operadora pague pela nova ligação. Mas como a Anatel vai fiscalizar isso? E se a segunda chamada também cair por causa da operadora? Teremos mais detalhes quando a proposta for votada pelo conselho da Anatel.

Enquanto isso, a TIM continua em apuros. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) acusava a TIM de derrubar chamadas de propósito, mas agora o caso está nas mãos da Justiça Federal. O MP-PR pede a proibição de novas linhas da TIM no Estado, mais indenização em dobro por cobranças indevidas.

Inscrições para voluntários da Copa de 2014 começam na próxima terça


voluntários Taça da Eurocopa   (Foto: Marcos Felipe/GLOBOESPORTE.COM)Voluntários param para a foto durante a Eurocopa
As inscrições para o Programa de Voluntários para a Copa do Mundo de 2014 começam na próxima terça-feira, dia 21 de agosto. Para participar, é necessário acessar o site oficial da Fifa e se cadastrar. Após isso, será feito um processo seletivo e as notícias serão divulgadas pela própria entidade. Não adianta mandar currículo.

Antes da data, o Comitê Organizador da Copa (COL) promoverá uma ação de marketing sobre o assunto.
O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), são elas: inscrição no site, entrevista, treinamento geral, treinamento específico e entrevistas específicas. Todas as informações serão disponibilizadas pela Fifa e, além disso, na página de cadastro do voluntário. Os dados de cada um serão mantidos em sigilo e sob a responsabilidade do Comitê.
Serão realizadas verificações de antecedentes criminais em todos os candidatos, que poderão informar suas áreas de preferência, porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um. É importante que todos saibam que cada vaga requer conhecimentos, habilidades e uma determinada disponibilidade de tempo e, para a oferta de oportunidades, tais informações serão cruzadas para o melhor resultado possível.
O trabalho voluntário é por natureza sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem, porém, visando não gerar ônus, as pessoas irão receber uniformes, um auxilio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando.
O turno diário de trabalho voluntário durará até 10 horas e é necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época do evento.
Confira outros pontos importantes:

Agência do Banco do Brasil de Itambé sofre tentativa de assalto


Itambé agora

Na madrugada de terça para quarta (15),  três homens tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil em Itambé. Os homens estavam em um carro, armados com escopetas e com equipamentos para arrombar o cofre. Assim que entraram, cortaram os fios do alarme, as luzes do ambiente, para dificultar a captação das imagens feitas pelas câmeras de segurança do local. Em seguida, empreenderam esforços para arrombar o cofre, porém não conseguiram. Antes de irem embora ainda arriscaram abrir um dos caixas eletrônicos, mas a operação também falhou. Por volta das 7h da manhã de hoje, os policiais militares foram chamados até o local para fazer averiguações. A polícia técnica está investigando os fatos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Justiça reduz pena do ex-goleiro Bruno por sequestro de Eliza Samudio


Goleiro Bruno (Foto: Reprodução Globonews)
A Justiça do Rio reduziu para 1 ano e 2 meses a pena do ex-goleiro Bruno no processo em que ele foi condenado em primeira instância a 4 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de sequestro, cárcere privado, lesão corporal, constrangimento ilegal e concurso
Material. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14).
Como o ex-atleta já está preso há mais tempo, a Justiça considerou a pena extinta neste processo. Além do recurso da defesa do goleiro, a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio também julgou, nesta terça, recurso da defesa de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e do Ministério Público do Rio de Janeiro. A pena de Macarrão também foi reduzida para 1 ano e dois meses, em regime aberto, e foi considerada extinta.

O processo refere-se aos crimes de sequestro, lesão corporal e ameaças que Eliza Samudio teria sofrido na época que engravidou do goleiro. Em 2009, a ex-namorada do atleta registrou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e disse que a intenção do goleiro e do Macarrão seria para obrigá-la a abortar um filho dele. Bruno ainda responde pelo desaparecimento de Eliza Samudio em processo que corre na Justiça de Minas Gerais

4º FORRÓ DO CHICO: SORTEIO DE UM JEGUE LOTADO DE CERVEJAS!!!!!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Educação: Quem quer consegue


A história de um grupo de municípios brasileiros, revelado em um novo ranking, mostra que é preciso aliar medidas simples à disciplina para distanciar-se da mediocridade



A última grande radiografia do ensino público brasileiro reforça o abismo que nos separa dos melhores do mundo na sala de aula. Enquanto nos países mais desenvolvidos 57% dos estudantes do ensino fundamental detêm o conhecimento esperado para sua série, ou vão muito além disso, no Brasil é ainda maior do que essa fatia a dos que não sabem o mais básico - 77%. Diante de tamanha desvantagem, é bem-vindo o exemplo de um pequeno e pouco conhecido conjunto de municípios que emerge do lamaçal de notas vermelhas em meio à mesma coleção de dados, extraídos da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Ainda que com uma longa estrada a percorrer até alcançar os mais ricos, são esses que, no Brasil, concentram a maior porção de alunos situados em nível ao menos "adequado" para o ano que estão cursando. O novo levantamento, conduzido pela ONG Todos pela Educação, surpreende à primeira vista. Afinal, os dez municípios no topo do ranking (veja o quadro acima) têm erguido as bases para a boa educação em condições muito semelhantes às dos demais, ou até piores que as deles. Seu sucesso ajuda a decifrar os caminhos que conduzem à excelência. 

Um fato chama atenção no rol dos dez melhores municípios da lista: sete são mineiros, incluindo os cinco que lideram o ranking. O resultado enfatiza o que outras avaliações do MEC vêm sinalizando nos últimos anos. Analisa o economista Claudio de Moura Castro, especialista em educação e articulista de VEJA: "Essas cidades não estão fazendo nada de mirabolante, mas sim levando a cabo um conjunto de iniciativas coerentes que têm tido continuidade, algo raro no país". Elas foram postas de pé na década de 90 e agora começam a se refletir nos números. Minas Gerais foi o primeiro estado a formular uma prova única para mapear as deficiências dos alunos e lançar luz sobre os bons casos, saindo na dianteira na criação de metas para a sala de aula. As escolas passaram então a ser cobradas e até premiadas por seu cumprimento, tal como no mundo corporativo, com um bônus salarial para os profissionais que elevam o nível do ensino. O sistema é hoje adotado em cerca de 20% das 180 000 escolas públicas brasileiras. 

O campeão da lista da Todos pela Educação é São Tiago, município de 10 000 habitantes a duas horas de carro de Belo Horizonte. Ali, vive-se basicamente do plantio de café e da fabricação de biscoitos. Na escola estadual Afonso Pena Júnior, que atende 1 100 alunos, os professores chegam a dar aulas extras (sem ganhar nada a mais por isso) em prol da média nos exames oficiais. Por estes, sim, podem ser recompensados. Um grupo de estudantes do colégio venceu um campeonato nacional de robótica e, não cabendo em si, está prestes a embarcar para o México para defender o Brasil no circuito mundial. Na aula de química, eles desenvolveram um projeto de extração de álcool da laranja por meio de fermentação, experiência que interessou à Universidade de São Paulo (USP). Tanto que uma turma de São Tiago, muitos dos alunos vindos de famílias pobres que jamais haviam deixado o estado, foi convidada para falar sobre o trabalho em São Paulo. "O objetivo aqui é ir muito além dos muros da escola", diz a diretora Maria Auxiliadora Silva, 47 anos, há dez no cargo. 

O que afinal une os colégios dos municípios em destaque é a junção de medidas já testadas em outros países com um lado pragmático que se sobrepõe ao corporativismo ainda em voga no ambiente escolar. Dados da Prova Brasil mostram que, até hoje, são minoria os diretores de escola que chegam ao cargo por um sistema que alie quesitos técnicos a uma eleição, e não por critérios políticos: eles representam apenas 13% do total - em Minas, são 60%.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Baratas podem gerar energia. Solução verde ou tortura animal?





A busca por fontes limpas de energia – que não exploram recursos fósseis e não emitem carbono – chegou a um experimento científico peculiar. Pesquisadores da Universidade Case Western Reserve, de Ohio, conseguiram extrair energia de reações químicas que acontecem no estômago das baratas.

Os cientistas introduziram uma célula de biocombustível no abdômen de uma barata e usaram uma enzima para quebrar os açúcares produzidos pelo inseto. As moléculas de açúcar mais simples são quebradas por outra enzima e então o processo libera elétrons, que por sua vez são atraídos por um eletrodo – também introduzido na barriga da barata -, formando umacorrente elétrica.

Com uma voltagem de 0.2 volts, foi possível extrair 100 microwatts – o que ainda é pouco, mas não fez com que os pesquisadores menosprezassem o potencial das baratas. A ideia agora é melhorar a tecnologia de célula de biocombustível e as formas de implante.

Isso tudo acontece, é claro, com os insetos vivos. Mas os cientistas garantem que as baratas não sofrem nenhum dano com o experimento, já que elas têm sistema circulatório aberto e não perdem sangue com a pressão exercida em seu corpo.

Sabemos que a barata é um dos bichos mais resistentes – diz a lenda que elas sobreviveriam a um desastre nuclear -, mas você concorda com essa forma de obtenção de energia limpa?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vulcabraz/Azaléia tem novo presidente: Pedro Grendene


                                           
Fábrica da Vulcabras no Rio Grande do Sul
 

A Vulcabras|Azaleia informou, nesta segunda-feira, que possui um novo presidente executivo : Pedro Grendene Bartelle. Ele substituirá Milton Cardoso dos Santos, que renunciou ao cargo “por motivos pessoais”, segundo comunicado.

Na mesma nota, a companhia informou que contratou a Galeazzi, consultoria de Claudio Galeazzi, para assessorar a gestão. Galeazzi, atualmente, é um dos sócios de André Esteves no BTG Pactual. Também foi responsável pela reestruturação do Pão de Açúcar, sendo seu presidente antes de Enéas Pestana.

                                              



Fábrica da Vulcabra: gestão agora avaliada pela consultoria Galeazzi





Fonte: Revista Exame